Embora a nova linha pedagógica ofereça diversas novidades sobre recursos, técnicas, metodologias e mil coisas mais, há questões que devemos sempre repensar antes de abolir.
O uso do lápis de cor na educação infantil é uma delas.
Ao meu ver é de extrema importância que a criança tenha contato, possa manusear e explorar as formas como usar este material. Acho que com tantas filosofas novas acabamos por atrasar e até mesmo prejudicar o desenvolvimento motor de um aluno.
Claro que não devemos oferecer um lápis de cor para uma criança de CII ou CIII, pois realmente a coordenação motora fina ainda não está tão desenvolvida para o uso de um objeto tão fino, antes ela precisa explorar bastante o hidrocor e giz de cera grosso. Mas aqueles que estão sendo preparados para o PRE I precisam começar a desenvolver o controle motor de segurar um lápis adequadamente e isso só vai ocorrer se a criança tiver contato com esse material.
Nesses anos como professora várias vezes tive que ensinar alunos de PRE II, que estavam na escola desde a creche a usar o lápis adequadamente, a pintar dentro do desenho, a pintar uma parte de cada vez do desenho e não a folha toda de uma só cor. Por que será que isso ocorreu?
Caras professoras claro que não devemos dar todo dia uma atividade de pintar sem objetivo, simplesmente por dar. Porém, ao meu ver é importante que a partir da creche CIV as crianças tenham contato com lápis de cor e canetinha fina algumas vezes sim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário